Que bom receber você em nosso Blog!

Entre e se apaixone pela leitura também!



Cada tópico contém sinopse de livros que temos, se você já leu algum deixe seu comentário.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Feminino e Masculino-Rose Marie Muraro e Leonardo Boff


   Quando ele voltou, trazia um livrinho debaixo do braço chamadoJesus Cristo libertador, um dos textos fundadores da Teologia da Libertação. Naquele momento, percebi que íamos ser amigos para sempre. E de fato foram mais de trinta anos de encontros e desencontros os mais emocionantes ou os mais engraçados possíveis, mas sempre procurando convergências nas nossas diversidades.
   Nessa mesma década, nas nossas mãos, nasceram no Brasil os dois movimentos sociais mais importantes do século XX: o movimento feminista e a Teologia da Libertação. Vivemos momentos de grande tensão com o regime militar e, principalmente, com o Vaticano, que acabou proibindo nosso trabalho. Mas nunca desistimos.
   Nós nos entendíamos muito bem sobre os novos sistemas políticos e econômicos que deviam substituir o sistema capitalista um dia, mas que tinham que ser pensados com muita antecedência. Às vezes, discordávamos – e como! – sobre a sexualidade e a política do corpo. Também pudera, somos um homem e uma mulher pensantes. Não poderia ser de outra maneira, já que sobre nós pesam séculos de conflitos de gênero.
   Este livro é um acerto de contas que devíamos um ao outro. Agora, mais amadurecidos, achamos que tínhamos que abrir o jogo. Cada um fez o seu texto sem o outro saber. E, quando lemos, foi aquele susto. Eles são tão opostos que se complementam e se encaixam perfeitamente, como sempre.
   Este susto você, leitor (a), vai ter também. Mas é exatamente dessa diversidade que se alimenta uma bem-sucedida relação entre homens e mulheres. Só assim inauguramos uma nova etapa na história dos gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário